Nas Telonas #02

 Terra Fria
 Terra Fria é um filme baseado em fatos reais,que se passa nos anos 70. Um drama, que conta a história de Josey Aimes, que larga o marido por ele à violentar, e volta para sua cidade natal com seus dois filhos. Além dos todos problemas que uma mãe solteira sofre, ela também precisa enfrentar a desaprovação dos pais, principalmente o pai. Agora tem que trabalhar para sustentar seus filhos e viver longe do marido que a espancava. Quem a ajuda é sua amiga de infância Gloryela indica a mina de ferro, onde trabalha, como uma opção de emprego. Josey é contratada, e começa a trabalhar na mina, onde o trabalho é duro, perigoso e sujo, mas tem uma boa remuneração. Ela estava preparada para trabalhar duro, mas não esperava sofrer com o assédio dos colegas de trabalho.
  As ameças, humilhações, xingamentos, provocações eram constantes com as poucos mulheres que trabalhavam no local. Josey fez várias reclamações com os superiores, mas não à ouviam, era sempre em vão, a única resposta q escutava é que pedisse demissão se não estivesse satisfeita. Os homens das minas acreditavam que as mulheres estavam roubando o emprego de outro homem, eles não queriam a presença feminina no trabalho, e a maior batalha de Josey foi tentar ganhar espaço num lugar dominado pelos homens. Após sofrer abuso por um dos colegas de trabalho, Josey, cansada, pede demissão e move uma ação judicial contra a empresa. Não foi nada fácil, pois as companheiras que também sofriam abuso, não tinham coragem de apoiá-la por medo de perder o emprego.
  Esse caso foi um marco histórico, pois foi a primeira ação coletiva por assédio sexual dos Estados Unidos, com isso influenciou outros processos judiciais e algumas lutas feministas. Nessa época, as mulheres sofriam muitos preconceitos, uma mulher ser separada com 1 filhos e ter que sustentar a casa,  era motivo de críticas. Os sindicados não atuavam muito, principalmente a favor das mulheres. E um ato interessante no filme, é que a empresa usa um marketing ao contratar uma advogada, uma estratégia para convencer o juiz que a empresa não tem preconceitos com a atuação da mulher no mercado de trabalho.
  O filme é baseado no livro de Clara Bingham e Laura Leedy Gansler, Ação de classe: a história de Lois Jensen e o caso que mudou a Lei do Assédio Sexual. O livro conta a história de Lois Jensen, que decidiu processar a mineradora Eveleth Taconite. Ainda não li o livro, mas indico o filme.


Um comentário

  1. Nunca tinha visto nada sobre este filme, mas adorei a dica, sou viciada em filmes!! hehehe

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Todos comentários serão respondidos com muito carinho.
Volte Sempre.
Beijos
Dayse Ribeiro e Ana Rita

Topo