Resenha: Balada 80




Nome: Balada 80
Autor: Denise Barbosa

Editora: Young
Nº de Páginas: 346
Gênero:  Infantojuvenil / Literatura Brasileira / Romance

Sinopse: Vanessa vive em seu mundo fechado de músicas, tecnologias e gírias, mas quando finalmente conhece o garoto dos seus sonhos, percebe que precisa abrir novos horizontes do seu conhecimento, porque Ricardinho é muito culto e obcecado por filmes e músicas dos anos oitenta. 
Enquanto, a contragosto, resolve conhecer mais sobre aquela época, coisas desagradáveis começam a acontecer na sua vida. Decepções, controvérsias e um acidente com o seu pai faz com que Vanessa desanime da sua vida e de uma maneira inusitada é transportada para os anos oitenta, totalmente sozinha e confusa, onde passará por momentos extraordinários.
Alguém já imaginou ter a sua própria mãe como amiga de adolescência? Imaginou encontrar pessoas que jamais achou que iria ver outra vez? Imaginou ficar sem a internet e celular por alguns dias? Mas isso pode ser muito divertido.




Não sei por onde começar a falar, história, citações do livro ou essa capa maravilhosa!! Confesso que com esse livro deu até vontade fazer um vídeo, para poder me expressar melhor e mostrar a vocês cada detalhe.
Vamos primeiro a história, depois comentamos alguns detalhes extras,

   Vanessa é uma típica garota dos anos de 2014, tem 15 anos, pela manhã está sempre de mau humor, vive no seu mundinho fechado de gírias, tecnologias e redes sociais. É uma linda garota de cabelos cacheados que porém não curte muito o natural, prefere o liso. Tem uma amiga de infância, Marília, que por sinal me identifiquei bastante, elas são bem diferentes em vários aspectos. Marília curte anos 80, já Vanessa acha que é coisa de velho, mas não é algo que as mantem afastadas, muito pelo contrário, uma completa a outra.

   Vanessa sempre foi apaixonada por Ricardinho, ele acaba de terminar o namoro, então ela decide que é hora de tentar algo. Ricardo é culto, apaixonado pelos anos 80, escuta várias músicas e assiste vários filmes da época, gosta de ler livros e não curte muito as redes sociais. Quando começam a se conhecer , Vanessa fica um pouco perdida diante alguns assuntos, pois não conhece nada dos anos 80.
   Durante um dos encontros , após passar  vergonha, ela pede ajuda a amiga, deixa o preconceito de lado por achar que é coisa de velho, e decide aprender mais sobre os anos 80 para conquistar Ricardinho.
   Após um momento trágico e triste , algo estranho acontade. Vanessa é transportada ao anos 80, chega confusa, perdida e solitária. Agora sem querer vai acabar conhecendo mais sobre essa época. E melhor, irá conviver com sua mãe adolescente, e se tornaram grandes amigas. Terá que viver sem internet, sem chapinha e sem celular. E lógico que com todas as mudanças e atitudes no passado, o futuro terá consequencias. Ela passará por grandes momentos, que contribuirá para seu amadurecimento.

   Adorei os personagens, gostei muito Marília, porque também adoro ler e adoro as músicas dos anos 80. Então nem preciso dizer que amei a trilha sonora do livro. Durante a leitura você se depara com várias cantores, bandas e músicas da época. Então se não conhece muito, basta procurar no google as músicas e banda citadas no livro que você ficará por dentro. E tenho certeza que vai se apaixonar.
   É infatojuvenil mas recomendo para todas as idades, o livro é bem divertido, leitura leve e fácil. Ia ler ele durante essa semana, mas na sexta resolvi ler só o primeiro capítulo para pode ter idéia sobre a história e não parei mais de ler. Terminei no fim de semana mesmo.rsrsrs

   E agora não posso deixar de falar sobre o livro em si, a parte física. A capa é linda, esse patins verdes é um charme, e o detalhe do título, o nome balada com luzes e o número 0 substituido por um LP, é de se encantar. E tem também as fitas ilustradas no início de cada capítulo. Pelas fotos dá para ver como está linda essa edição. Gostei muito também da diagramação do livro as letras não são pequenas, tamanho da fonte é excelente e o espaçamento entre as linhas também, fazendo com que as vistas não se canse (principalmente para mim que uso óculos).


Bandas e músicas mencionadas no livro:
Paralamas do Sucesso
Legiao Urbana - Tempo Perdido
Pink Floyd - Wish you were here?
Metallica
U2
Marisa Monte
Titãs
Bon Jovi - I'll be there for you
Tracy Chapman - Baby can I hold you
Tom Jobim e Vinicius de Moraes - Garota de Ipanema
Cazuza
Engenheiros do Hawaii
Sidney Magal
RPM
Rick Astley - Together Forever
Kid Abelha

Essas não são todas, tem mais algumas. rsrsrs Mas já da para criar uma playlist no Spotify

Vocês já leram? Se não, super recomendo.

Dessa vez abusei nas fotos, não tinha como deixar de mostrar como o livro está lindo, tentei mostrar todos os detalhes. 

A autora Denise Barbosa é parceira do blog, e para conhecer mais do seu trabalho é só acessar suas redes socais,
 -> Instagram
 -> Facebook

E conheça um pouco mais da sua outra obra Diário de uma fã , tem resenha aqui no blog. ( para visualizar é só clicar em cima do título do livro)

Não esqueçam de acompanhar o blog pelo: 
Instagram: @blogdoceestante
Facebook: Doce Estante

8 comentários

  1. Adorei a resenha!! E as musicas hahaha varias que gosto <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei esse livro!! Já fiquei apaixonada pela capa desde que vi tua foto no Instagram, agora que conheci melhor a história simplesmente PRECISO comprar!! Sou apaixonada por músicas e filmes dos anos 80 (quem não é apaixonado por John Hughes?)

    Leituras de Verão

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já tinha visto resenhas desse livro, e achei bem lega, pretendo ler, mas não é o tipo de livro que entra pra minha prioridade de leitura... Adorei tua resenha!
    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não sou muito chegado a esses livros, mas gostei da resenha. Parabéns!

    Beijão

    http://agarotaqueleblog.blogspot/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Dayse!
    Que resenha linda <3
    Eu amei demais esse livro, é uma história que nos encanta e essa capa então? Uma lindeza, que minha estante ficou mais linda com ela haha'
    Suas fotos estão perfeitas <3

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Coisa mais linda! Está tudo maravilhoso, resenha, fotos...vc arrasou! Amei de paixão! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Coisa mais linda! Está tudo maravilhoso, resenha, fotos...vc arrasou! Amei de paixão! Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Todos comentários serão respondidos com muito carinho.
Volte Sempre.
Beijos
Dayse Ribeiro e Ana Rita

Topo