Resenha: O Jardim Secreto

 Nome: O Jardim Secreto
Autor: Frances Hodgson Burnett 
Editora: Dracaena / 2012
Pág: 312
Gênero: Clássico da literatura / Inafanto Juvenil
Sinopse: O Jardim Secreto conta a história de Mary Lennox, uma menina mimada e arrogante. A típica criança que provavelmente você não convidaria para a sua festa de aniversário ou não sentaria ao lado dela na sala de aula. Depois de perder os seus pais ainda muito nova, ela é enviada à Inglaterra para viver com seu tio. Mal sabe que essa mudança irá transformar a ela e todos a sua volta por completo. O Jardim Secreto é um livro maravilhoso sobre amizade, afeto, cura e transformação. Mágico e envolvente. Uma leitura carregada de lições que guardaremos por toda a vida. Um livro que une gerações. Desvende com Mary e seus amigos o mistério desse Jardim." 






Mary Lennox, mimada e arrogante, uma garotinhas insuportável. Morava na Índia, após a perda dos pais e ser abandonada por seus criados , ela foi enviada para Inglaterra , para ficar sob a guarda do seu tio.Sr. Craven em uma mansão enorme, vazia e triste. A garota era magricela, pálida, e sempre com a cara fechada. Na India por causa de sua arrogância, vivia sozinha, não tinha com quem brincar e nem conversar, mau comia e não tinha animo para nada, não conhecia um jardim, pois não tinha contato com a natureza. Após se mudar para casa do tio, ela conheceu a natureza, aprendeu a brincar sozinha e sua vida começou a mudar quando oJardim Secreto.
Acompanhamos também a história do primo Colin Craven. Um garoto também mimado, que tem tudo que quer. Consegue as coisas na base da pirraça e no grito, uma criança pessimista , que não sai do seu quarto porque acredita estar muito doente. Ao conhecer Mary que tem um temperamento parecido com o seu, começa a mudar algumas atitudes. 
Sr. Craven pai de Colin, perdeu sua esposa a 10 anos atras, quando seu filho nasceu. Após a morte dela se tornou uma pessoa triste e solitário.
Outro personagem é o Dickon, super fofo, que da vontade de levar para casa. O encantador de animais. 

"Uma das coisas novas que as pessoas começam a descobrir no último século foi que os pensamentos, apenas meros pensamentos, são tão poderosos quanto baterias elétricas, tão bons quanto o brilho do sol, ou tão cruéis para uma pessoa como veneno."

No decorrer da história os personagens vão amadurecendo, mudando sua maneira de enxergar o mundo e a si mesmo. Eles acreditam na mágica, que a meu ver é a fé, o acreditar em si mesmo, ser sempre positivo. É muito lindo
.
 "Deixar um pensamento triste e cruel entrar em sua mente é tão perigoso quanto deixar uma febre escarlate  germinar em seu corpo" 



Esse livro não se trata apenas da descoberta de um Jardim, ele trata de novas chances. Chances de querer viver, chances de mudar sua vida, de aceitar as pessoas, chance de recomeçar e tornar uma pessoa melhor. 
Para mim esse livro é realmente mágico. Me fez voltar ao tempo, quando criança o filme O Jardim Secreto me marcou muito, assisti várias vezes . Já tinha lido o livro, mas era muito nova, dessa vez li com outra visão, uma nova perspectiva .Anos depois , mais madura, eu quis relembrar de todos os detalhes. E foi uma leitura tão gostosa, cheio de novos aprendizados, confesso que não queria que a história acabasse. O livro é uma lição de vida para crianças e adultos.
"Muito mais coisas surpreendentes podem acontecer para aquele que, ao permitir que um pensamento desagradável ou desanimado venha a sua mente, tenha o discernimento de reconhecê-lo a tempo e afastá-lo, colocando um agradável é positivo em seu lugar." 
 
O Jardim Secreto foi originalmente publicado em 1909. Já vendeu milhares de exemplares por todo o mundo. É considero um dos mais importantes livros infantojuvenis do século XX pela National Education Association, a obra está entre os 100 livros mais indicados por professores em língua inglesa. 
Foi adaptado para os cinemas. 

Quem apenas viu o filme vale a pena ler o livro. E quem não vou nem assistiu, assistam! 


Não esqueçam de acompanhar o blog pelo: 

Instagram: @blogdoceestante

Facebook: Doce Estante

Gostaram da resenha?
Já leram ou assistiram ? Me conte o que acharam?

Beijos 😘 
Dayse

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Todos comentários serão respondidos com muito carinho.
Volte Sempre.
Beijos
Dayse Ribeiro e Ana Rita

Topo